Sinopse
"Africa Nua" (ou Africanua) é uma obra poética que explora temas como a ancestralidade africana, a experiência da mulher negra, a luta contra o racismo e a afirmação da identidade cultural africana. O título é uma invenção poética que une as palavras "África", "africana" e "nua", simbolizando o desvelar e a revelação da cultura africana através da poesia, que é apresentada como um manifesto pela diversidade e igualdade humana.
Sinopse
O escritor moçambicano Mia Couto tem grande incursão na prosa, com livros de contos, crónicas e romances premiados, mas a poesia sempre fez parte de seu universo criativo e segue como uma de suas formas de expressão favoritas. Para esta antologia poética, o autor selecionou poemas de seus livros Idades cidades divindades, Raiz de orvalho e outros poemas e Tradutor de chuvas. Nas palavras de José Castello, autor da apresentação, “Os poemas de Mia Couto são, antes de tudo, reflexivos e filosóficos. [...] Abordam o ser e a incompreensível dor de existir. Inspecionam as dificuldades de viver. Trata-se de uma poesia que, sem se pretender didática, entra em sincronia com as perguntas que nos fazemos desde o nascimento”.

POEMAS (Colecção de Autores Ultramarinos) - ANTÓNIO AGOSTINHO NETO
Esta coleção de poemas da autoria de Agostinho Neto, publicada em Lisboa em 1961, aloca escritos de autores Ultramarinos como Luandino Vieira, Arnaldo Santos, Viriato da Cruz e outros. Descreve uma literatura engajada e de combate, que retrata a realidade angolana e a luta pela libertação do colonialismo português.
Sem comentários:
Enviar um comentário